Em meio a escândalos de corrupção de compra de votos de dirigentes sul-americanos em eleições na FIFA, a Copa América começa nesta quinta-feira com promessa de grande festa no Chile. Às 20h30, no Estádio Nacional do Chile, que funciou como campo de prisioneiro do ditador Augusto Pinochet, os donos da casa enfrentam o Equador para tentar mostrar que para o povo sul-americano, o futebol é muito maior que ditadores da bola e da sociedade.
Jogando com a força de sua torcida, o time de Jorge Sampaoli é considerado um dos favoritos ao torneio, mesmo sem ter vencido nenhum título. A presença de craques internacionais como Arturo Vidal, da Juventus, e Alexi Sanchéz, do Arsenal, aumenta a expectativa do país em fazer campanha histórica. Valdívia, Aránguiz, Mena e Várgas, velhos conhecidos do torcedor brasileiro também fazer parte do elenco. Os chilenos disputam vaga na próxima fase com Equador, México e Bolívia.
Nesta primeira fase da Copa América, os quatro times se enfrentam entre si em jogos de ida. Os dois primeiros avançam direto para às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. Assim como nas últimas temporadas, o lado político também é garantido por meio dos convidados. Na última edição foi a Costa Rica, nesta é a Jamaica, que fará sua estreia em Copa América. O tradicional México, que está preocupado com a Copa Ouro da CONCACAF e mandará ao continente vizinho um time reserva, foi o outro convidado. Japão e China chegaram a ser cogitadas.
Dentro os gigantes, quem entra em campo mais pressionado é a Argentina. Segundo maiores vencedores do torneio, com 14 conquistas, os hermanos não levantam uma taça desde 1993. Nem mesmo na última edição, quando sediaram o torneio, os argentinos foram capazes de encerrar o jejum. O Uruguai venceu em 2011. As duas gigantes dividem o Grupo B ao lado do Paraguai e Jamaica.
O Grupo C é encabeçado pelo Brasil. Em seu primeiro torneio após a humilhação na Copa do Mundo, os comandantes de Dunga tentam recuperar o prestígio no futebol mundial. O grande adversário da chave será a Colômbia, reforçada por craques domo James Rodríguez, Falcao García e Cuadrado. A Seleção Brasileira é a última a estrear. Os brasileiros entram em campo contra o Peru, no domingo, às 18h30, em Temuco. Ricardo Gareca, ex-treinador do Palmeiras, e o atacante Guerrero, ex-Corinthians, prometem complicar a vida de Dunga e cia.
| Chile | x | Equador |
| 11/06/2015 20:30 | ||
| México | x | Bolívia |
| 12/06/2015 20:30 | ||
| Uruguai | x | Jamaica |
| 13/06/2015 16:00 | ||
| Argentina | x | Paraguai |
| 13/06/2015 18:30 | ||
| Colômbia | x | Venezuela |
| 14/06/2015 16:00 | ||
| Brasil | x | Peru |
| 14/06/2015 18:30 | ||