
Londrina Esporte Clube foi até o interior de São Paulo apenas para cumprir tabela contra o Bragantino, que também não almejava mais nada na última rodada da segunda divisão nacional. O técnico Cláudio Tencati levou a campo um time completamente reformulado daquele que disputou a competição, mesclando jovens que não tiveram tantas oportunidades com poucos atletas experientes, como o volante Germano e o meia Rafael Gava, que perdeu a titularidade no decorrer da Série B.
O time paulista, com 32 pontos somados em 37 rodadas, ficou apenas na frente do Sampaio Corrêa (MA). Ao técnico Estevam Soares, vítima de um grande desmanche promovido pela diretoria do clube, restou apenas montar um grupo recheado de jovens ávidos em demonstrar esforço para garantir um lugar em 2017. No ataque, apenas o "medalhão" Rafael Grampola, que tinha a missão de atordoar o goleiro Alan. Mas foi Anderson Ligeiro o pratoganista da maioria das jogadas protagonizadas pelo Bragantino.
Férias e planejamento
O elenco do Londrina Esporte Clube entra em férias após a última rodada da Série B. Serão 36 dias de descanso até a reapresentação no dia 2 de dezembro, visando o Campeonato Paranaense de 2017. Fora de campo, Cláudio Tencati, comissão técnica e o gestor da SM Sports, Sérgio Malucelli, devem entrar em uma série de reuniões para definir o plantel da próxima temporada. Algumas renovações devem ser encaminhadas, como a do volante França, que está definido para o ano que vem. Na saída de campo, o meia Rafael Gava também demonstrou que deve ficar.
No entanto, outros jogadores, como os atacantes Itamar - que anunciou a aposentadoria - e Jô sequer viajaram para o interior de SP. Outros 18 atletas correm o risco de não terem o vínculo renovado com Tubarão.