Quase sete meses após a bola rolar pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de 2016 se despedirá do torcedor. Neste domingo, às 17 horas, dezoito clubes irão a campo pela 38ª rodada. Mas todas as atenções estarão voltadas para um drama que se tornou nacional: o rebaixamento do Internacional. Seja para torcer contra ou a favor, todos prometem acompanhar o confronto com o Fluminense no estádio Giuliette Coutinho, em Mesquita (RJ).
Com 42 pontos, o time gaúcho precisa da vitória para continuar sonhando em escapar da zona de rebaixamento. Na 17ª posição, o clube vê a sua frente o Sport, com 44, e que receberá o Figueirense, com 37, na Ilha do Retiro. Se os pernambucanos vencerem em Recife, a última esperança será o Vitória, que tem 45 e recebe o líder Palmeiras, que tem 77, no Barradão.
Vamos as contas: se o Inter vencer chegará aos 45, mesmo número do Vitória, empatando inclusive em número de vitórias. A decisão ficaria para o saldo de gols: antes de entra em campo os gaúchos têm menos seis, contra menos um dos baianos. Por isso a única chance colorada seria golear o Fluminense e ainda torcer por uma derrota larga do rival. O caminho mais fácil é torcer contra o Sport.
Há também outras duas brigas na classificação. A primeira entre Flamengo e Santos pela vice-liderança, que aumenta o orçamento para a próxima temporada. O primeiro tem 70 pontos e enfrenta o Atlético-PR fora de casa, enquanto o outro tem 68 e recebe o América-MG. Também mexendo no cofre do clube, o Corinthians sonha com uma vaga na Libertadores 2016.
O elenco de Oswaldo de Oliveira tem 55 pontos, enquanto Botafogo e Atlético-PR dividem a quinta posição, ambos com 56. Os cariocas terão o Grêmio pela frente na Arena do Grêmio. Já o Timão viaja até Minas Gerais enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, que tem 48. Nos dois jogos que não valem ‘mais nada’, o São Paulo recebe o Santa Cruz no Morumbi e Ponte enfrenta o Coritiba no estádio Moisés Lucarelli.
O certo é que o Palmeiras já é o campeão desta temporada, enquanto América-MG, Santa Cruz e Figueirense estão matematicamente rebaixados. Além disso, Flamengo, Santos e Atlético-MG garantiram uma vaga na fase de grupos da Libertadores, assim como Grêmio e Chapecoense, que são os campeões da Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente.
LUTO
A última rodada do Campeonato Brasileiro vai ter um jogo a menos. Após o acidente aéreo que matou 19 jogadores e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas, tripulantes e dirigentes, o Atlético-MG resolveu não entrar em campo neste domingo, quando enfrentaria o time catarinense na rodada derradeira, às 17 horas, na Arena Condá.
Dessa maneira, seria declarada vitória por W.O da Chapecoense, mas a diretoria alviverde também optou por não mandar o time a campo e por isso será declarado W.O duplo. A decisão contrariou a sugestão do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Ele havia sugerido que a Chape entrasse em campo com o time sub-20 e que fosse realizada uma festa em homenagem aos mortos. Porém, a ideia não foi bem recebida.
| Vitória-BA | x | Palmeiras |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Fluminense-RJ | x | Internacional-RS |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| São Paulo | x | Santa Cruz-PE |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Santos | x | América-MG |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Cruzeiro-MG | x | Corinthians |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Grêmio-RS | x | Botafogo-RJ |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Atlético-PR | x | Flamengo-RJ |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Chapecoense-SC | x | Atlético-MG |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Ponte Preta | x | Coritiba-PR |
| 11/12/2016 17:00 | ||
| Sport-PE | x | Figueirense-SC |
| 11/12/2016 17:00 | ||