Sonho de consumo de todos os clubes do país, a Libertadores segue a todo vapor e já chegou à metade da fase de grupos: todos os participantes já disputaram três partidas e iniciam nesta semana a sequência das últimas três. E aí, em quem vocês apostam suas fichas para classificar para as oitavas de final?
Segundo cálculos do matemático Lauro Araújo, o Cruzeiro, que tem 100% de aproveitamento até aqui, está com 99,3% de chances de passar de fase, sendo 89,1% de ser o líder do Grupo B. Se a Raposa já está com um pé e meio nas oitavas, quem vive situação mais delicada é o Grêmio: o Tricolor ainda não venceu, tem um empate e duas derrotas e só 9,6% de probabilidade de se classificar, sendo apenas 0,6% de terminar em primeiro da chave.
Quem também não tem um cenário favorável é o Atlético-MG, que aparece com 24,6% de chances de classificação. A matemática já é mais generosa com os demais brasileiros envolvidos: Internacional (91,1%), Athletico-PR (83,5%), Palmeiras (78,1%) e Flamengo (74,6%). De acordo com Araújo, o número mágico na fase de grupos é de 11 pontos:
– São 729 combinações possíveis em cada grupo, mas como uso ainda critérios de desempate, considerando saldo, gols pró e gols marcados como visitantes, o computador faz 100 mil simulações. E toda vez no meu cálculo que um time fez 11 pontos se classificou – explicou.