Rádio Segura

F1 queria mais equilíbrio. "Ganhou" o carro mais dominante da história

F1 queria mais equilíbrio. "Ganhou" o carro mais dominante da história

Um dos objetivos das alterações radicais no regulamento da Fórmula 1 para 2014 era, segundo  Bernie Ecclestone, equilibrar as forças da categoria, após quatro anos de domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel.

Depois de reportar a queda de audiência da F1 em 2013, há dois meses, o dirigente disse, sobre 2014: "São esses desenvolvimentos que mantêm a F1 na liderança em termos de tecnologia. Tenho certeza que essa temporada não apenas oferecerá um alto nível de imprevisibilidade, mas ânimo renovado e uma competição mais acirrada".

Imprevisibilidade, no entanto, foi algo que a F1 ainda não viu em 2014. Muito pelo contrário: no GP da China, no domingo, a Mercedes bateu um recorde histórico de domínio na categoria. Pela primeira vez na história, uma mesma equipe venceu, levou a pole position, marcou a volta mais rápida da corrida e liderou todas as voltas nas quatro primeiras etapas do ano.

Mesmo em temporadas notoriamente dominadas por uma só escuderia, isso nunca havia acontecido. Alfa Romeo e Ferrari, por exemplo, venceram todas as sete corridas em 1950 e 1952, respectivamente (sem contar a 500 Milhas de Indianápolis, que fazia parte do calendário, mas não era disputada pelas equipes europeias). Só que elas não conseguiram liderar todas as voltas nos quatro primeiros GPs.

Outras equipes que dominaram algumas temporadas – como McLaren (1984 e 1988), Williams (1992, 1993 e 1996), Ferrari (2001, 2002 e 2004), Brawn (2009) e Red Bull (2011 e 2013) – também não conseguiram essas marcas, muitas vezes por causa do quesito volta mais rápida.

Mas em 2014, Nico Rosberg e, principalmente, Lewis Hamilton, não deram chances para os adversários andarem na frente ou fecharem alguma corrida como os mais rápidos.

Hamilton ganhou na Malásia, Bahrein e China, enquanto Rosberg venceu na Austrália e foi pole em Sakhir – o inglês largou em primeiro nas outras três corridas. O alemão fez a melhor volta da corrida na Austrália, Bahrein e China, e Hamilton ficou com essa marca em Sepang.

FONTE-UOL


 

Envie seu comentário

Apoio

  • Almeida Mercados
  • Bristol Jaraguá hotel
  • NADAI CONFORT HOTEL
  • Hotel Ok
  • Alurem - Referência em alumínio
  • Cambirela Hotel
  • Depósito e Madeireira Chavantes
  • Depósito Planalto Cambé
  • Pedreira Expressa
  • City Hotel


Copyright © 2013 Rádio Segura - Direitos Reservados - Desenvolvimento AbusarWEB